“DEIXAR PASSAR”
Para se começar a perdoar, é bom deixar passar algum tempo. Ou seja. É bom deixar de pensar provisoriamente na pessoa ou no acontecimento. Não se trata de deixar algo por fazer, mas assemelha-se a tirar umas férias do assunto. Isso ajuda a evitar que fiquemos exaustos, permite que nos fortaleçamos por outros meios, que tenhamos outras alegrias na vida. Este estágio é um bom treino para o abandono definitivo que mais adiante advirá do perdão. Deixe a situação, a recordação, o assunto, tantas vezes quantas for necessário. A idéia não é a de fechar os olhos, mas a de adquirir agilidade e força para se desligar da questão. Deixar passar envolve voltar a tecer, a escrever, ir até o mar, aprender e amar algo que fortaleça e deixar que o tema saia do primeiro plano por um tempo. Isso é bom e é medicinal. As questões de danos passados irão atormentar muito menos se garantirmos que trataremos da ferida com bálsamos medicinais agora e que mais tarde tratará do assunto de quem provocou tal ferida.
Alda Alves Barbosa
Consulta no livro “Mulheres que correm com os lobos” – Clarissa Pinkola Estés
Segundo Estágio do perdão na próxima quinta-feira, dia 22/03/2012
Olá Alda,
Grande matéria. O tempo é um dos melhores remédios, e o perdão um grande alívio, o amor cura tudo.
Orlando
É sim Orlando, mas concordo que não devemos perdoar depressa demais. Necessitamos do tempo e de tempo para eleborarmos dentro de nós mesmos o perdão. Tirar da nossa mente o foco do problema, viver outras situações, ajuda no processo. O perdão exige de nós “verdade de sentimentos”, porque não dá para fingir que perdoou, será um sofrimento maior… Melhor tratar da ferida primeiro, depois resolver a questão com a causa do ferimento. A semana que vem pesquisarei o segundo passo dentro do contexto psicológico e do cristão.
Abraços meu amigo
Uma matéria de grande importancia, profundo esse assunto, muito bem vindo, perdão é coisa séria e nescessária para se ter vida.Parabens Alda, como sempre minha admiraçao por suas escritas.
Abraços, amiga das letras.