Itacarambi é um município do Estado de Minas Gerais , situado na região Norte à margem esquerda do rio São Francisco. A origem do município está no antigo distrito de São João das Missões, pertencente ao município de Januária.
O antigo povoado de Jacaré foi elevado à categoria de distrito em 1926 e recebeu o nome de Itacarambi.
Muitas são as versões para a origem do significado do nome : Rio da Pedra Redonda, Peixe que nada em volta da Pedra, Lugar cheio de pedregulho e Pedra de duas faces, sendo essa a versão mais aceita em razão da localização da cidade tendo como referência um morro.
A formação do nosso município está inserida em junção da variadas raças: índios, escravos e branco.
O rio São Francisco usado como integração da região nordeste ao sudeste , já naquela época exerceu papel preponderante no desenvolvimento e ocupação da nossa cidade que se tornou então um importante porto.
Os vapores e as barcas funcionavam como centros de comercialização no transporte de mercadoria fomentando o comércio local , além, é claro, de serem naquela época os únicos meios de transporte em sua parte navegável de Juazeiro a Pirapora.
A emancipação político administrativa ocorreu no ano de 1962, através da Lei Estadual 2764-62, desmembrado do município de Januária e tendo São João das Missões como distrito até a sua emancipação que ocorreu em 1995.
A agropecuária foi e é uma das principais atividades econômicas, sendo o gado destinado para corte e a produção de leite. O município possui um complexo cultural e científico de importância mundial.
O Vale do Peruaçu abriga uma fauna típica da região destaques para várias aves e outros animais raros ,ameaçados de extinção além é claro de ser palco de exuberantes grutas e cavernas.
A área destinada ao Vale do Peruaçu abrange cerca de 140 mil hectares, parte no município.
Galeria:
Referências: http://www.itacarambionline.com.br