O telhado verde também conhecido como eco telhado, consiste em uma técnica de arquitetura que faz a aplicação de vegetação sobre os telhados de edificações.
É uma prática sustentável que nos centros urbanos traz vários benefícios, como a redução da quantidade e do escoamento rápido da água da chuva, aumento da biodiversidade, redução da emissão de carbono e da diminuição da temperatura. Esse telhado é possível em coberturas de laje, de cerâmica ou de fibrocimento. Aprenda um pouco mais sobre essa nova prática sustentável:
Como é feito
O telhado verde é uma obra que precisa de uma boa instalação, ou seja, de uma boa estrutura de cobertura da casa. Primeiro é feito a impermeabilização no telhado de laje, já em telhados de cerâmica são colocados placas de compensado em cada telha. Depois são colocados a terra e o adubo e para impedir que o adubo e a terra escorram são colocados mantas onduladas e mantas de impermeabilização para evitar infiltrações na casa. Além disso, são colocados dutos de irrigação e drenagem para manter a temperatura e reduzir o barulho da chuva. Por último são acrescentados às plantas ao telhado que podem ser arbustos, gramas e flores, entretanto, são indicadas plantas que resistam à chuva e a estiagem, que sejam de porte pequeno e com crescimento lento, que exija pouca poda e rega.
Manutenção
Assim como em qualquer construção, o telhado verde também necessita de manutenção, porém esta pode ser feita de uma a duas vezes no ano, dependendo da empresa responsável pela construção do eco telhado. Na manutenção é verificada a presença de algumas espécies de plantas indesejadas que podem comprometer o telhado e no caso de enfraquecimento no crescimento das plantas é indicado o uso de fertilização com compostos orgânicos.
É importante ressaltar que se for aderir à nova moda sustentável, para um bom resultado, opte sempre por profissionais arquitetos reconhecidos e qualificados no assunto.
Benefícios gerais
Dentre muitos benefícios listados, o Telhado verde:
- Melhora as condições termo-acústicas do imóvel, no inverno e no verão,dispensando ou minimizando o uso de sistemas de ar condicionado ou climatização.
- Contribui para a manutenção da umidade relativa do ar no entorno e para formação de microclima, melhorando a qualidade de vida no imóvel e vizinhança.
- Contribui para formação de um mini-ecossistema, atraindo borboletas, joaninhas e pássaros.
- Contribui no combate às chamadas ‘ilhas de calor’, formadas nos centros urbanos pela presença excessiva de estruturas de concreto.
- Contribui no combate ao aquecimento global, aumentando a área verde e o sequestro de carbono da atmosfera pela vegetação.
- Ajuda no combate às enchentes em locais onde o solo é asfaltado e impermeabilizado; aumenta o tempo de detenção da água da chuva, reduz a velocidade da água e também seu impacto geral.
- É um excelente atrativo para pontos comerciais e residências, tornando-os mais vistosos.
- Traz mais harmonia, bem-estar e beleza para os moradores e/ou ocupantes da edificação.
Referência:
http://www.zun.com.br/telhado-verde-como-fazer/