SARACURA-DO-MATO
Família: Rallidae
Ordem: Gruiformes
Distribuição: É encontrada no sudeste do Brasil e também na Argentina e Paraguai.
Habitat: Florestas temperadas, subtropicais ou tropicais úmidas de baixa e alta altitude e rios, mas prefere as áreas pantanosas, alagadiças e taboais.
Alimentação: Espécie onívora, gostam de capins e brotos de milho, consomem insetos e larvas, ovos de outras aves aquáticas, desovas de pererecas.
Reprodução: As saracuras-do-mato nidificam em arbustos, a 2 metros do solo. Normalmente chocam de 4 a 5 ovos por ninhada, que são manchados de marrom.
De um olho vermelho de impressionar, a saracura-do-mato também chama a atenção pela sua plumagem, azulada e marrom, que se contrasta com um bico verde-jade. Também conhecida como saracura e saracura-do-brejo, esta ave, que normalmente é difícil de ser avistada, quando percebe a presença de pessoas sai correndo escondendo-se, em geral chega a medir 34 centímetros de comprimento.
Espécie inquieta, quando está nervosa agita a cauda curta, que naturalmente fica levantada verticalmente. Cantora no horário do crepúsculo, em geral vive solitária ou aos casais. Sua voz é forte e dura.
O conteúdo está bom, mas se me permitem fazer uma observação, a terceira foto, em que há uma ave com algo no bico ( por certo um camarão-de-água-doce ) não é uma saracura, e sim um biguá !
Jaaziel, obrigada pela observação. Vou retirar. Desculpe-me pela demora, mas tive um problema com a senha e só hoje, um sobrinho conseguiu arrumar para mim. Fiquei um mês e meio sem conseguir fazer nenhuma postagem. Obrigada e tentarei suprir este tempo. Gostaria de lhe agradecer pela visita. Abraços