Retalhos de Minas…

PARQUES DE MINAS

PARQUE ESTADUAL DE NOVA BADEN

Data da criação: Decreto 36.069, de 27 de setembro de 1994
Área – 214.47 há
Município de abrangência – Lambari
Infra-estrutura – Permite a integração das escolas e comunidades ao turismo ecológico. Para atender aos visitantes, possui um centro de informação situado em edificação construída no inimício do século, com biblioteca e sala de projeção.

As trilhas do Parque Estadual de Nova Baden conduzem a um reino de águas. Cachoeiras, piscinas naturais, cascatas, nascentes e regatos oferecem um espetáculo de sons, cores e formas diferentes. Mas não para por aí, o passeio é rico em possibilidades. O visitante pode nadar, fazer caminhadas, observar os pássaros, conhecer as particularidades da flora e também um pouco da história.

Centro de informação

No parque, existe um casarão cercado de árvores por todos os lados, onde viveu Américo Werneck, um personagem importante de Nova Baden. Primeiro prefeito de Lambari, ele foi um defensor do meio ambiente, ele foi um defensor do meio ambiente e autor de diversos projetos de aproveitamento racional das estâncias hidrominerais. O nome do parque, de origem germânica, é uma homenagem à cidade natal da família Werneck: Bade-Baden, uma das mais belas estâncias da Alemanha.

Cachoeira das sete quedas

Os recursos hídricos são mesmo o grande atrativo do Parque. O curso das águas leva a preciosos achados, como a Cachoeira das Sete Quedas, que justifica a visita.

Na mata, é impossível não olhar para o alto e avistar, por inteiro, jequitibás, cedros, jacarandás, quaresmeiras, pinheiros e outras árvores de grande porte que caracterizam a cobertura vegetal do parque. O toque original da natureza está na variedade está na variedade de liquens, bromélias e orquídeas.

Há muitos abrigos para os macacos, tamanduás, tatus e para as aves e anfíbios que vivem no Parque. E não é difícil ver alguns desses animais circulando entre as árvores.

Localizado nos arredores de Lambari, estância hidromineral do Circuito das águas, na Bacia Hidrográfica do Rio Grande, hoje, é um parque aberto à visitação, dando forma ao ideal de preservação de Américo Werneck. Agora, vislumbrar um pedacinho do paraíso é uma aventura possível.

Fonte: PARQUES DE MINAS – EMPRESA DAS ARTES

2 pensamentos sobre “Retalhos de Minas…

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s