JENIPAPEIRO
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Sinonímia: Gardenia genipa Sw.
Família: RUBIACEAE
Nomes comuns: jenipapeiro, genipapinho, genipapo branco
Árvore de porte elegante até 10 m de altura. Copa ramificada e bastante frondosa, com galhos pendentes e fracos. Folhas simples, opostas cruzadas, pecíolos curtos, obovadas até oblongas, ápice afilado ou arredondado, base estreita, subcoriácea, glabras. Flores grandes, hermafroditas, na forma de tubos longo, brancas logo que se abrem passando a amareladas, levemente aromáticas, reunidas em grupos terminais axilares, às vezes poucas ou apenas uma flor. Fruto baga, globosa, amarelada quando madura, aromática, com polpa delicada, de coloração vinosa-escura e sabor adocicado.
OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA- Ocorre no Brasil, desde o Amazonas até São Paulo, em várias formações florestais, principalmente aquelas situadas em várzeas úmidas ou encharcadas, pois vegeta melhor onde há abundância de água no solo. Jenipapo é o fruto do jenipapeiro, árvore nativa das Américas do Sul e Central, chega a medir 14m de altura e 60 cm de diâmetro.
A fruta de polpa aromática, ácida, de cor marrom clara que chega a ter 10 cm de comprimento e sete cm de diâmetro. Pode ser usados em compotas, doces, xaropes, bebida, refrigerante, licor. O jenipapo é utilizado como fortificante, estimulante do apetite, indicado contra a anemia e doenças do baço e do fígado. É rico em ferro, contém cálcio, hidratos de carbono, calorias, gorduras, água, vitaminas B1, B2, B5 e C. O fruto provoca ligeiro efeito diurético. A raiz é purgativa e a emulsão das sementes piladas constitui um vomitório rápido e energético. É utilizada na confecção de estatuetas, gamelas, raquetes, cabos, ferramentas e colheres de pau.
Flor: Setembro a dezembro
Fruto: Janeiro a março
As variedades mais comuns são: jenipapeiro-pequeno, médio e grande, jenipapeiro sem caroço, jenipapeiro com caroço, jenipapeiro sempreflores, jenipapeiro macho, jenipapeiro fêmea. Fonte: http://www.eslq.usp.br – licordaamazonia.com