Pé de Cerrado

O circo chegou vamos todos até lá!

Ah eu sempre amei circos, e como não haveria!? Tanta cor, tanto feitiço tudo reunido num lugar só, cheio de risos e emoções variadas… Aquele corre, corre dos artistas, o encantamento que surge em pequenos instantes. Chegava a imaginar como seria a vida daquelas pessoas. Que tal fugir com o circo? Parece história de filme, mas tenho certeza que muita gente já pensou sobre isso. A vida haveria de ser das estradas. Até hoje me recordo da imagem de um trailer que alguns artistas viviam, parecia sublime, mágico.
Mas nem tudo são só alegrias e cores! Quando criança, era muito comum a correria para ver o circo chegar à cidade, e infelizmente era possível presenciar em sua bagagem animais em jaulas quase sempre vitimas de maus tratos. Geralmente, quem vai à circos que utilizam animais em sua apresentação, não percebe as precárias condições dadas aos pobres bichinhos.
A boa notícia é que grande parte da sociedade tem aderido à idéia de acabar com o uso de animais em circos. Basta pensar e questionar: qual a real necessidade de manter animais acorrentados, enjaulados por toda a vida? E mais ainda, cumprindo um papel que não é natural aos seus modos de sobrevivência? São animais selvagens, que mesmo se tivessem uma trajetória nos bastidores da grande lona, repleta de carinho e cuidados, ainda assim seria reprovável, pois habitam ambientes completamente destoantes da realidade natural.
Mesmo com tantas campanhas e ONGs que lutam pela vida animal, ainda existem pessoas capazes de maltratar e cometer torturas freqüentes afim de domar os ‘artistas circenses’.
“Até pouco tempo a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais pediu  ao presidente da Câmara, Marco Maia, a votação do Projeto de Lei, que proíbe o uso de animais em circos. Em 2009, a proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, desde então, aguarda inclusão na pauta do Plenário. Conforme o texto aprovado na CCJ, os circos terão oito anos para se desfazer dos animais que possuem, enviando-os para zoológicos registrados no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). “
Não vou sequer citar exemplos de condições inóspitas e maldosas que animais usados em circos precisam passar para ser devidamente colocado nos espetáculos. É desumano… Mas caso queiram saber mais sobre o assunto, basta navegar pelos sites das ONG’s que abordam tais questões. ‘Circo legal não tem animal’, vamos alimentar essa idéia!

“O Circo ensina a criança a rir da dignidade perdida dos animais. Nesse caso a humanização dos bichos reflete claramente a falta de humanidade das pessoas, projetada em um macaco de vestido, camuflada sobre o riso”

Danielle Rezende

Sua opinião é importante para nós. Participe com um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s