As hortas suspensas
Sempre fui apaixonada por hortas. Achava incrível chegar a alguns quintais e perceber que ali, as pessoas podiam cultivar diversas hortaliças, verduras, que faziam parte de sua alimentação. A idéia de produzir parte do que consumo me fascina… Porém na minha concepção errônea, para se plantar, era necessário espaço, terra boa no chão, e só assim a oportunidade de produzir algo seria possível. Com o passar dos anos e aprimoramento de técnicas, sabemos hoje, que cultivar uma horta não é mais uma regalia apenas de proprietários de terras.
O crescimento urbano, a compactação das residências em busca de praticidade, fez emergir muitas idéias e projetos relacionados à necessidade de se suprir a falta de espaço físico para uma agricultura orgânica de pequenas dimensões. Em locais como escolas, abrigos, as hortas suspensas são um sucesso, e é bastante comum ver mutirões e projetos sociais que se engajam na iniciativa de implantar as hortas, pois geram produtos naturais para serem consumidos e, quando envolvem os estudantes, a comunidade, cria um momento importante na formação e sensibilização acerca da terra, da natureza.
Além da vantagem de se plantar em lugares de pouco espaço, muitas pessoas que tem um pedacinho de terra que seja, tem optado pela horta suspensa, pois dessa forma ela não utiliza do solo que pode ser usado para cultivar outros alimentos.
Em casas e apartamentos, as hortas são para muitos, sinônimo de criatividade e decoração diferenciada.
É encontrado no mercado uma gama imensa de materiais para a criação de uma horta suspensa, mas garrafas pet, calhas, telhas,tubos de PVC, pneus, também são soluções econômicas e ecológicas para plantar, lembrando que dependendo do recipiente escolhido, é preciso furar embaixo para a drenagem da água. Para preparar o solo, geralmente indicam que se compre terra pronta, com matéria orgânica, e elementos essenciais e ao escolher o local para plantar, é importante observar a incidência de sol, já que as hortaliças precisam receber em média 5 horas de luz solar diariamente, então varandas, junto às janelas ou sacadas, são lugares propícios ao desenvolvimento da planta.
Para quem gosta e se interessa pelo assunto, é possível obter mais informações na Emater ou Embrapa, que geralmente são parceiras em ações como essa.
É claro que a facilidade em que se dispõe os temperos e hortaliças nas feiras e supermercados nos deixa cômodos, e a opção de praticar o cultivo, é deixada de lado, mas muitos relatos mostram que o prazer de lidar com as plantas é imediatamente proporcionado quando se opta por uma horta caseira, que decora e deixa o ambiente com um aroma agradável.
É uma dica boa, e um excelente investimento. Agora basta se inspirar nas fotos e mãos na terra!
Danielle Rezende
Amei essas possibilidades, fazer hortas hoje independe de espaço.Acho que vou seguir uma, estou encantada com todas as sugestóes.Parabens pelas dicas.Abraços.
Oi Glorinha!!
O máximo essas hortas verticais não?! Tambem adorei! Se seguir a idéia, não deixe de mandar fotos pra gente ver como ficou!!
Obrigada pelo comentário, abraços!